Colégio Quest To Learn

http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2013/12/uma-escola-feita-so-de-recreio.html

 

“a primeira escola do mundo a ter 100% de seu currículo baseado em jogos”

 

o sistema escolar tradicional, baseado na memorização, molda crianças para empregos tradicionais. Com os games, o objetivo é prepará-las para trabalho em equipe, soluções criativas, gerenciamento do tempo e estímulo ao pensamento independente.

 

Em vez de disciplinas separadas como matemática, ciências e gramática, as aulas são divididas em cinco grandes conjuntos.  Na matéria Codeworlds, por exemplo, o foco maior são números, porém integrados a letras, palavras e artes, para produzir uma percepção mais aberta do raciocínio matemático. Wellness é educação física, mas misturada a conteúdos de saúde, nutrição, psicologia e integração social. É como se a escola fosse um grande videogame, com cinco jogos diferentes.

q2l-03

O custo por aluno na Q2L é um terço maior que o normal. Mas a escola é bicampeã da Olimpíada de Matemática do estado de Nova York

 

É preciso superar desafios, cumprir missões e enfrentar um chefão para passar de fase.

As Missões e os Desafios podem ir da criação de um cardápio orgânico para a cantina da escola – com dados sobre nutrição, preparo de alimentos, logística e finanças – até a construção de pequenas estações de rádio. Os estudantes mais avançados têm como uma de suas Missões criar Desafios para as turmas mais novas.

 

Não há notas, e sim uma avaliação que leva em conta como eles usaram o conteúdo do semestre. Os próprios estudantes, aliás, podem mudar o modo como são avaliados, se conseguirem construir um processo melhor. “Queremos que os alunos sejam os designers de seu próprio aprendizado”, diz Waniewski. Até hoje, nenhum aluno repetiu de ano.

 

“O uso de jogos não pode ser uma camisa de força”, diz Tupy. “Ele tem de servir para a emancipação, não para o condicionamento.” De acordo com Carlos Grieco, fundador da EvoBooks, empresa que vende produtos baseados em videogames voltados à educação, as crianças também precisam passar por uma adaptação na hora de deixar a escola, para que possam se integrar a ambientes sem jogos.

q2l-04

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s